Nós E A Nossa Segurança



Enquanto vinha a caminho de casa, a esta hora, estava a pensar na quantidade de pessoas que me já perguntaram se eu não tinha medo de conduzir sozinha á noite. Na verdade, tinha medo quando comecei a conduzir (acho que toda a gente o tem, principalmente as meninas), mas há já muito tempo que não tenho, embora já me tenham acontecido situações de risco em que fui perseguida, mas graças a Deus sempre consegui manter o sangue-frio, sair ilesa e com sucesso de ambas as situações. Uma delas devido ao carro que na altura conduzia, que fez corar de vergonha o Fiat Uno que os "malfeitores" conduziam, a segunda devido a não só a um bom carro, mas também ás pessoas que iam comigo nele... (sim o carro ia cheio, mas eles acharam que eramos só mulheres. Guess what... não eram...)

Devido a isto tudo, decidi partilhar convosco a rotina de segurança que adopto quando conduzo sozinha á noite, pois conselhos destes nunca são demais.

- Antes de entrar no carro, ter atenção ao ambiente que te rodeia, notar se existem pessoas por perto, que tipo de expressão corporal têm, se estão alcoolizadas, se estão sozinhas, etc.
- Ter sempre o cuidado de já levar a chave do carro na mão, para não perder tempo á procura dela na mala, o que numa situação de perigo, seria desastroso.
- Ao entrar no carro, a primeira coisa a fazer, mesmo antes de pôr o cinto e mal a porta se feche é tranca-las.
- Caso repares que tens algo no vidro ou que alguma coisa esteja fora do lugar no teu carro, não saias, segue ate um local seguro para depois o retirares (isto muitas vezes é um engodo para apanhar desprevenidos).
- Quando parares num semáforo ou atrás de um algum carro, guarda uma distância considerável, para que tenhas hipótese de fuga caso alguma coisa corra mal.
- Caso notes que alguém te segue, não entres em pânico, mantém a cabeça fria e não vás para casa, tenta encontrar uma esquadra de Polícia que possas pedir ajuda, o meu conselho é que se o teu perseguidor te seguir até lá, (se ele for camelo a esse ponto), pára em frente á Esquadra, mas não saias do carro e apita para chamar a atenção dos Polícias que possam estar lá dentro, mesmo que isso te valha uma multa pelo barulho, acredita que vale muito mais a pena do que a alternativa.
- Na chegada a casa, caso tenhas garagem, o ideal é que tenhas um portão automático, para que evite que tenhas de sair do carro, e espera sempre que este se feche atrás de ti, caso alguém entre contigo e não seja teu vizinho e notes que não tenha boas intenções, prepara o telemóvel para ligares para alguém que esteja em casa ou mesmo para a polícia, se alguém te tentar abrir a porta e notar que estas a ligar para a polícia, isto é um bom dissuasor para evitar que a situação se complique. (tem sempre o cuidado de ter o número da Esquadra de Polícia mais perto de tua casa, na marcação rápida, caso não estejas em casa, existe sempre o 112)(Convém que tenhas bateria :|)
- Caso não tenhas garagem, como é o meu caso, repete o mesmo procedimento que tiveste antes de entrar no carro, tira a chave de casa, para não perderes tempo de a procurar depois, nota se está alguém nas proximidades, caso aches que é seguro, só aí destrancas as portas do carro.


Espero que tenham achado estes meus conselhos proveitosos, que os adoptem e que seja o início para vocês mesmos criarem uma rotina de segurança que vos permita estar sempre a salvo.
Boa segurança e boas viagens.

Cheers :)

Comentários

  1. Outro conselho: ver sempre se tens combustível para a viagem toda, caso contrário vais ter de pedir ajuda ao teu perseguidor! :-D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

express yourself! :)

Mensagens populares